Melhores Chupetas Ortodônticas

As chupetas são um item comum no dia-a-dia dos bebês brasileiros. Para diminuir os danos causados por esse objeto, as chupetas ortodônticas foram criadas. Elas se adaptam à boca do bebê, por causa de vários fatores que são explicados neste artigo.

Continue lendo para ver quais são as 5 melhores chupetas ortodônticas de 2021, assim como para ver as dicas e entender como escolher a melhor chupeta para o seu bebê.

As 5 Melhores Chupetas Ortodônticas no Brasil

Chupeta Ultra Air Lisa – Melhor Custo-Benefício

Chupeta Ultra Air Lisa

Em primeiro lugar, a nossa chupeta ortodôntica mais recomendada é a chupeta Ultra Air lisa fabricada pela renomada Philips Avent, uma marca conhecida por sua qualidade. Ela está disponível no modelo para bebês recém-nascidos até seus 6 meses de idade.

Com 4 aberturas para a passagem de ar para que a pele possa respirar confortavelmente, essa chupeta tem uma proteção arredondada que minimiza a pressão e traz um acalmar confortável. A pele sensível do bebê permanece seca. Segundo uma pesquisa da marca, 98% dos bebês aceitaram a chupeta.

O objeto vem com uma caixa protetora e esterilizadora a qual garante que nenhum corpo maléfico ficará na chupeta, reduzindo os riscos de saúde que a mal higienização pode trazer. Você pode a esterilizar com segurança no microondas, e leva-la protegida a qualquer lugar que queira, como parques ou a casa de parentes.

O bico de silicone é macio, flexível e texturizado, acalmando e confortando o seu bebê. Um detalhe importante é que o bico tem um formato simétrico o qual cuida do palato, dos dentes e das gengivas do bebê à medida que ele ou ela cresce.


Chupeta Blue Decorada S1 – Melhor Chupeta Para Todas as Idades

Chupeta Blue Decorada S1

A seguir, temos a chupeta da cor azul decorada com um elefantezinho adorável disponível em dois tamanhos diferentes: o tamanho S1, indicado para bebês de 0 a 6 meses; e o tamanho S2, indicado para bebês de 6 meses a 18 meses.

A chupeta tem a tecnologia NUK Original Shape, a qual traz um topo curvado que se adapta ao palato da criança, oferecendo uma base angular para o posicionamento correto da língua. Dessa forma, a chupeta tenta evitar a ocorrência futura dos possíveis problemas de fala que seu uso pode vir a causar.

O disco côncavo permite o correto posicionamento e sucção, e a chupeta é feita de um silicone macio e flexível. Seu design permite a respiração nasal adequada, garantindo conforto ao seu bebê.

Vale a pena mencionar que ela é 100% livre de BPA, e tem furos de segurança os quais permitem a contínua circulação de ar, deixando que a pele respire livremente. O bulbo, inclusive, também é flexível e macio.


Chupetas Tam. 1 – Melhor Segurança

Chupetas Tam. 1

A seguir, temos a nossa terceira opção de chupeta. Produzida pela amada e renomada Chicco, a chupeta de tamanho 1 é adequada para bebês de 0 a 6 meses de idade. Sua aparência é simples, sendo transparente.

O produto é 100% feito em silicone macio e flexível, o qual tem um efeito aveludado.

As chupetas da Chicco foram projetadas para dar suporte à respiração fisiológica, favorecendo o crescimento natural da boca por conta de seu formato único. A forma fina desse objeto é côncava, apontando para cima.

Dessa forma, proporciona o espaço ideal para a posição natural da língua, muito importante para evitar problemas de fala no futuro. A chupeta ainda traz ranhuras funcionais que simulam a textura do palato (céu da boca), o que ajuda ainda mais a estimular a posição natural da língua.

As curvas laterais presentes nessa chupeta são especiais, pois distribuem a pressão da língua pelo palato para auxiliar o desenvolvimento oral correto. Ou seja, ela tem buracos de ventilação para garantir que a pele respirará, e uma base curvada semelhante ao seio. A união de todos esses fatores garante o conforto que seu bebê sentirá ao utilizar esse objeto.


Chupeta Start – Melhor Para Recém-Nascidos

Chupeta Start

A quarta chupeta recomendada é a chupeta Start da marca MAM, disponível na cor azul com cristal. Ela é adequada para bebês de 0 a 2 meses, se especializando em recém-nascidos.

De acordo com a marca, a chupeta é aceita por 94% dos bebês. Ela vem com a tecnologia MAM Skinsoft, a qual oferece um silicone macio com superfície texturizada e sedosa que proporciona uma sensação familiar e de conforto para o bebê, tentando similar a pele do seio materno.

O bico é simétrico e anatômico, moldando-se à boca para sempre estar posicionado corretamente, dessa forma evitando problemas de fala no futuro. Possui furos de ventilação para que a pele possa respirar, evitando problemas de pele, já que os bebês são sensíveis, ainda mais os recém-nascidos.

Ela vem com uma embalagem que é ideal para o armazenamento, transporte e esterilização no microondas. Portanto, será muito mais prático cuidar dessa chupeta.

A chupeta é 100% livre de BPA e BPS, e vem com um disco extra pequeno e leve. Ela traz pequenas saliências internas, exclusivas da marca.

Caso você esteja procurando por uma chupeta especialmente feita para os recém-nascidos, essa é a opção certa para você.


Chupeta 100% Silicone Ot 1 – Melhor Preço

Chupeta 100% Silicone Ot 1

Por fim, em último lugar da lista, temos a nossa chupeta mais barata, mas ainda de qualidade. Fabricada pela marca Lolly, a chupeta está disponível tanto nas cores rosa quanto azul, e é indicada para bebês de 0 a 6 meses de idade.

O silicone de grau médico não marca e não irrita a pele sensível do bebê durante o uso. Mesmo assim, é super resistente e duradouro.

A chupeta não contém bisfenol-a, e é 100% feita de silicone macio.


Como Escolher a Chupeta Ortodôntica Ideal Para o Seu Bebê?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Você só deve comprar as chupetas que tiveram o selo de aprovação do Inmetro, por exemplo. Esse instituto testa os objetos e garante sua segurança. Para mais dicas sobre como escolher a melhor chupeta ortodôntica para o seu bebê, continue lendo.

melhor chupeta ortodôntica para bebês

Verifique a indicação de idade

Assim como a maioria dos objetos para crianças e bebês, é essencial que você preste atenção às recomendações do fabricante antes de comprar o produto.

Utilize apenas uma chupeta adequada para a idade do seu filho/filha. Chupetas da idade errada não são saudáveis, pois o seu tamanho incorreto pode afetar o desenvolvimento da boca de seu bebê, acarretando em diversos problemas para o futuro.

Entenda as tecnologias presente na chupeta

As chupetas ortodônticas são compostas por diversas tecnologias diferentes, relacionadas a todos os aspectos desse item. Veja quais são as que você deve tomar mais cuidado.

Ela pode ser feita de silicone ou borracha. Opte pelo silicone, pois é um material mais resistente, macio, durável e fácil de limpar do que a borracha, que pode vir a ter gosto e cheiro com o tempo, além de ser menos higiênica e durável.

Não compre chupetas que não tenham o certificado de estarem 100% livres de BPA, já que ele é um material tóxico que pode dar diversos problemas de saúde ao seu filho/filha.

Chupetas Ortodônticas

Prefira as chupetas que possuem escudo, que é a parte onde a tetina se conecta, com abertura para a ventilação, pois há evidências de que essa tecnologia evita o acúmulo de saliva. Dessa forma, seu bebê não sai por aí pigando saliva pela casa inteira, e tampouco sua pele se suja e/ou machuca.

Dê preferência às chupetas ortodônticas. Elas se adequam melhor à boca dos bebês do que as clássicas. Apesar disso, como você verá mais a frente, os riscos que a chupeta pode trazer à saúde não são nulos.

Há três aspectos importantes que devem ser observados no bico de uma chupeta ortodôntica:

Textura do bico: ela pode ser muito diversa entre os vários modelos que existem no mercado, podendo ser mais sedosa ou mais aveludada. É interessante comprar chupetas em que o bico tenha arranhaduras as quais se assemelham ao céu da boca, assim o bebê se sente mais confortável e a língua poderá encontrar um lugar de descanso adequado;

Bico achatado: opte pelos bicos que são achatados ou curvados, pois eles se encaixam melhor ao palato do bebê, e também permitem que a língua se acomode com conforto;

Ponta angular: por fim, opte pelos bicos os quais contém uma ponta angulada para cima, permitindo que a língua se acomode corretamente na boca;

Perguntas Frequentes Sobre Chupetas Ortodônticas

É correto dar chupeta a recém-nascidos?

Em geral, o Ministério da Saúde e os pediatras não recomendam a utilização de chupeta por bebês de qualquer idade, pois esse é um item que pode trazer diversos problemas de saúde, tais quais:

  • Dificuldade na hora de mamar;
  • Impedir que a mãe produza o leite corretamente, por causa da dificuldade citada anteriormente;
  • Entortar os dentes;
  • Problemas de fala no futuro;

E outros. Não é que seja proibido. A chupeta pode ser utilizada, mas por pouco tempo e sempre com cuidado e muita pesquisa por parte dos pais e mães. O bebê não deve criar apego a esse item.

Também é muito importante fazer a transição para o bebê parar de usar chupeta. Os pediatras recomendam que tal momento comece a partir dos 2 anos, e que, idealmente, o bebê pare completamente de utilizar a chupeta a partir dos 3 anos de idade.

Afinal, é essencial para os bebês fazerem uma sucção que não está relacionada a alimentação. Porém, o correto é procurar formas que não trarão danos à saúde. Portanto, contate o seu pediatra e faça muitas pesquisas sobre, colocando na balança os benefícios e malefícios de cada solução.

melhor chupeta ortodôntica

O que é uma chupeta ortodôntica?

A chupeta ortodôntica é um objeto que permite que o bebê o sugue, ou “mame”, acalmando-o em momentos de estresse. Diferentemente do modelo convencional, seu bico foi pensado para não atrapalhar o crescimento da boca e palato do bebê.

Por isso ela é vista como mais saudável, e de fato o é. Porém, você deve controlar o tempo que o seu bebê passa com ela, evitando que se torne uma necessidade. E deve cada vez oferecer menos, para que à medida que o bebê cresça, ele se acostume a viver sem a chupeta.

Conclusão: Qual é a Melhor Chupeta Ortodôntica de 2021?

Espero que esta seleção das 5 melhores chupetas ortodônticas tenha te ajudado a fazer a escolha certa para as suas necessidades e às do bebê. Sabemos que não é fácil escolher dentre tantos bons modelos por aí, por isso trouxemos uma recapitulação da melhor chupeta ortodôntica para bebês de 2021.

Em primeiro lugar, temos a nossa opção de ouro, a chupeta ortodôntica da famosa marca Philips Avent, projetada especialmente para garantir o máximo de conforto ao seu bebê, sua boca e sua pele, enquanto tenta não prejudicar o crescimento da boca do seu filho/filha.

Ela se molda ao palato, e é feita de um silicone macio, flexível e com o bico de formato simétrico. A chupeta ainda bem com uma caixa protetora perfeita para o transporte, que também pode servir para a esterilização da chupeta no microondas, simplificando a rotina de higienização da chupeta, a qual é de extrema importância para evitar problema de saúde.

Leave a Comment